PortugueseEnglishFrench
PortugueseEnglishFrench
PortugueseEnglishFrench

Descubra a Ilha Grande, um paraíso no Rio de Janeiro

por Luciana Rocha

Uma passagem para o paraíso, por favor! Sim, temos uma ilha paradisíaca, de águas cristalinas e fica no estado do Rio de Janeiro, no Arquipélago de Angra dos Reis. A Ilha Grande, nosso paraíso, é  orgulho nacional, pois junto com a cidade de Paraty recebeu o título de Patrimônio Mundial da UNESCO, em  2019.

E que paraíso gente! São 113 praias, cada uma mais bonita que a outra. Também tem cachoeiras, rios e muita, mas muita Mata Atlântica, pra fazer umas trilhas bem legais.

Estou a dois passos do paraíso, Não sei se vou voltar.
Estou a dois passos do paraíso, Talvez eu fique, eu fique por lá.
Blitz
.

Um Pouco de História

Antes de ser descoberta, em 1502, pelo navegador português Gonçalo Coelho, a Ilha Grande já era morada dos índios tamoios. Aliás, foram eles, os responsáveis pelo nome da ilha, pois a chamavam de Ipaum Guaçu, que quer dizer Ilha (Ipaum) Grande (Guaçu). Mas a paz dos índios e dos portugueses, durou pouco, pois ainda no séc.XVI e XVII, a ilha foi atacada diversas vezes por piratas, que vieram, em busca do ouro e prata, que eram transportadas, do Peru para a Europa, nas naus espanholas; e contrabandistas, principalmente do nosso Pau Brasil.

No séc. XVII, viveu um dos seus períodos mais tristes da sua história, pois passou a ser uma das principais rotas de tráfego de escravos no Brasil. Por aqui até hoje, podemos perceber as marcas desse período.  No séc. XIX, ainda na época do Brasil império, foi transformada em hospital, pelas mãosdo nosso imperador D. Pedro II, e seu objetivo era servir de quarentena para imigrantes europeus, que chegavam contaminados pela cólera ou outras doenças epidêmicas. No sec. XX, foi transformada em Colônia Penal.  Responsável por receber não só presos políticos, como Graciliano Ramos, Orígenes Lessa, Olga Prestes, Fernando Gabeira, dentre outros, como também presos comuns. Foi aqui que surgiu a perigosa facção Comando Vermelho.  No final do séc. XX, o último presídio foi finalmente demolido, e o turismo passou a ser a base da economia local. 

Patrimônio Mundial da Humanidade

Parque Estadual da Ilha Grande, Vila do Abraão, Angra dos Reis

Em 2019, finalmente a Ilha Grande foi reconhecida pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, como Patrimônio Mundial da Humanidade, juntamente com a cidade de Paraty.

Reconhecida como parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, a Ilha Grande tem quatro áreas de proteção ambiental (Parque Estadual da Ilha Grande, Reserva Biológica da Praia do Sul, Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro e  Área de Proteção Ambiental Tamoios), que juntas, formam um santuário de biodiversidade, com sua rica fauna e flora.  

Uma das 7 Maravilhas do Rio de Janeiro

Ilha Grande paraíso Rio de Janeiro_Vila do Abraão

Em 2007, numa eleição feita pelo jornal O Globo, a Ilha Grande foi eleita uma das 7 maravilhas do Rio de Janeiro, perdendo apenas o Pão de Açúcar, que que ficou em 1º lugar. E é claro que o Cristo Redentor não entrou nessa votação, né gente! Ele já é uma das 7 maravilhas do Mundo Moderno.

Um Paraíso Eclético

A Ilha Grande é bem eclética e bem grande, atendendo a todos os gostos.

São 113 praias, distribuídas ao longo dos 193km de extensão da ilha. Tem praia com rio, praia com cachoeira, praia de ondas, praia sem ondas, praias sem areias, praia com areias curativas, praia deserta e até praia que não é praia, como as lagoas Azul e Verde.

E quando eu falo paraíso, é paraíso mesmo, tipo praias caribenhas com águas transparentes, peixinhos coloridos e temperatura agradável. A Lagoa Azul, ganhou esse nome, por lembrar a praia daquele filme “A Lagoa Azul” com a Brooke Shields; e a praia de Lopes Mendes,  já foi considerada uma das mais 10 praias mais bonitas do mundo. Aliás, o Ayrton Senna, que era um apaixonado pela Ilha Grande, costumava correr bem cedo, nas areias de Lopes Mendes.

Aqui a natureza é exuberante, e ao longo, da ilha temos 13 percursos de trilhas, mapeados pra você aproveitar. Nesses percursos além de praias, cachoeiras, rios, frutas no pé, miradouros, você vai se deparar com muitas histórias, como: as ruínas do Lazareto, que foi hospital e depois virou presídio; o aqueduto, construído pelos escravos; o Museu do Cárcere, que fica onde era o presídio de Dois Rios, dentre muitas outras.

Ruínas do Lazareto, Parque Estadual da Ilha Grande, Vila do Abraão, Angra dos Reis
Presísio de Dois Rios, Museu do Cárcere, Ilha Grande

Mergulhar na Ilha Grande, também é uma experiência inesquecível, pois o mar aqui, oferece as condições ideais para a prática do mergulho, durante o ano inteiro. São mais de 900 espécies marinhas e uma flora de tirar o fôlego. Isso, sem falar nos naufrágios, nas grutas, lajes e fendas. As fendas da Gruta do Acaiá e da Ilha de Jorge Grego, são dois pontos de mergulho imperdíveis pra quem pratica o esporte.

Merrgulho Lagoa Azul, Ilha Grande

O Povo Caiçara

Acredito que uma das maiores belezas da ilha, é o seu povo. Um povo caiçara, simples, humilde,  provenientes da miscigenação das culturas dos povos indígenas, com africanos e europeus. Um povo que ainda vive da pesca, da agricultura e do artesanato, que respeita a natureza,  e mantém viva suas tradições religiosas e adora contar “causos” e histórias.

E é cada “causo”, um mais interessante que o outro, como o das palmeiras imperiais no Parque Estadual da Ilha Grande, onde D. Pedro II, plantava uma palmeira, para cada amante que tinha; ou o do avião argentino,  que caiu cheio de ouro na praia do Sul, ou sobre o pirata Jorge Grego.  

Permita se apaixonar por esse povo cativante, típico de cidade de interior, que gosta de olhar da janela, observar tudo e todos e ajudar a todos que passam.

As Vilas e Comunidades

A população da Ilha Grande, é constituída de 7.000 habitantes e está distribuída em 13 núcleos populacionais: Vila do Abraão, Palmas, Dois Rios, Parnaioca, Aventureiro, Provetá, Araçatiba, Sítio Forte, Matariz, Bananal, Freguesia de Santana, Japariz e Saco do Céu. 

A principal comunidade está localizada na Vila do Abraão. É lá que está toda a infraestrutura para receber os turistas, como pousadas, restaurantes, agências de turismo, farmácias, bombeiros e até posto de saúde. E é lá, que que te aconselho, a ser sua base para tudo na ilha. Todas as informações da Vila do Abraão, você encontra nesse post aqui.

Vila do Abraão, Ilha Grande, Angra dos Reis

O que fazer na Ilha Grande

A coisa mais difícil de fazer aqui no umapassagemporfavor! é dizer o que fazer na Ilha Grande. São tantas coisas! Tem roteiro de aventura, roteiro de praias paradisíacas, praias desertas, cachoeiras, rios, trilhas, grutas, parques ecológicos, monumentos históricos. Afe! Cansei até de resumir. Tudo vai depender da sua disponibilidade de tempo e do seu estilo pra curtir esse paraíso.

Vou deixar aqui uma listinha, dos lugares imperdíveis da Ilha Grande, na visão do umapassagem,por favor!. E se prepara, porque a lista é grande rsrsrsrsr.  Mas fica ligadinho aqui no blog, porque nas próximas postagens, vou trazer dicas de roteiros de praias e passeios detalhados.

PLANEJE SUA VIAGEM E AJUDE O BLOG

Se for fazer alguma compra de passagens, aluguel de carro,  reserva de hotel ou alojamento local, contratar um seguro saúde ou comprar ingressos, faça através do nosso blog. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog vai receber uma pequena comissão, que vai ajudar com os custos de manutenção do mesmo.  Basta clicar nos links abaixo😊

Espero, com este post, poder ter te inspirado a conhecer esse paraíso, tão lindo e tão próximo do Rio de Janeiro, que é a Ilha Grande. 

Eu sou apaixonada pela ilha e esse post, não é o segundo post desse blog, por acaso! Esse segundo post, representa o meu lugar no mundo, aquele meu cantinho preferido, que não importa onde eu esteja, quando fecho os olhos é onde gostaria de estar. Minhas memórias afetivas estão todas aqui. 

Conheço a Ilha, desde pequenininha, quando ainda nem tinha transporte regular. Meu pai alugava uma traineira, que deixava a gente lá e só ia buscar uma semana depois. Lembro de caminhar nas trilhas com meu pai, comendo jaca, banana….Também já nos deparamos com presos fugitivos e caçadores de presos, que surgiam camuflados no meio da mata e desapareciam num piscar de olhos. Aqui foi onde dei o primeiro banho de mar nos meus filhos e comemorei muitos aniversários deles também.

Se você já conhece a Ilha Grande, e tem alguma dica, para o Blog Uma Passagem Por Favor!, nos conte aqui embaixo nos comentários. Adoramos descobrir coisas novas!

ESSES POSTS TAMBÉM ESTÃO BEM LEGAIS

2 Comentários

Maria Lucia 10/09/2021 - 7:36 pm

Adorei! Já estive na Ilha Grande algumas vezes e nunca fui no Parque Estadual, também não conheço as cachoeiras.

Comente
Luciana R 10/09/2021 - 7:44 pm

Maria Lucia, o Parque é lindo! Da próxima vez que for, faz a trilha T1, que vc não vai se arrepender!

Comente

Deixe um Comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este blog.